© atiger/Shutterstock
Feliz aniversário, J.R.R. Tolkien! - Mitos além da realidade
Hoje é dia de celebrar J.R.R. Tolkien, o mestre da fantasia que nos transportou à Terra Média com histórias épicas como ‘O Hobbit’ e ‘O Senhor dos Anéis’. Na imagem de hoje, a Radcliffe Camera, em Oxford, Inglaterra, foi onde o autor lecionou – e a possível inspiração para o templo de Sauron em Númenor.
Lá, Tolkien explorava o encontro entre história e mitologia, criando conexões inesperadas – até mesmo com nosso país. Em seu ensaio Sobre Contos de Fadas, ele menciona a lenda celta de ‘Hy-Brasil’, uma ilha mágica que só seria visível a cada sete anos. No entanto, quando os navegadores portugueses encontraram o novo continente e o batizaram “Brasil”, o nome deixou de se referir apenas à lenda e passou também a designar um lugar real.
Segundo Tolkien, isso ilustra como os mitos perdem seu mistério ao se confrontarem com a realidade. Mas há uma interpretação mais otimista: de que os mitos têm o poder de se reinventar e permanecer vivos. Afinal, como Tolkien nos ensinou, as grandes narrativas nunca terminam – elas continuam em cada leitor, abrindo caminhos para novas jornadas.