Polar bear cub, Churchill, Manitoba, Canada

© Eric Baccega/NPL/Minden Pictures

Dia Internacional do Urso Polar - Sob o manto gelado

Hoje vamos ao norte para celebrar o Dia Internacional do Urso Polar, uma oportunidade para conhecermos melhor o maior urso do planeta. Nativos do Ártico, esses gigantes brancos habitam regiões geladas do Alasca, Rússia, Groenlândia, Svalbard e Canadá - como o filhote na imagem de hoje, capturada em Churchill, Manitoba.

Mestres da caça no gelo marinho, os ursos polares dedicam mais da metade de seu tempo à busca por focas. Sua taxa de sucesso é bem baixa: uma ou duas capturas a cada dez tentativas. Esta dependência do gelo marinho os torna extremamente vulneráveis às mudanças climáticas: o derretimento do gelo ameaça sua sobrevivência, os forçando a nadar distâncias cada vez maiores em busca de alimento.

Embora ausentes em nosso território tropical, o Dia do Urso Polar nos convida a refletir sobre nossa pegada de carbono e como podemos contribuir para a preservação desses e outros magníficos animais. Cada ação, por menor que pareça, conta na luta pela sobrevivência das espécies em nosso planeta compartilhado.