Coruja-gavião-do-norte, Canadá

© pchoui/Getty Images

Uma tradição que voa alto - Dê asas a esta tradição

É comum decorar árvores e trocar presentes no fim do ano. Mas já ouviu falar da tradição de contar pássaros? Há 125 anos, na América do Norte, a Contagem de Aves de Natal (Christmas Bird Count, ou CBC, em inglês) tenta substituir a caçada por uma atividade bem mais ecológica. Entre dezembro e janeiro, o projeto troca espingardas por binóculos em um dos esforços de ciência cidadã mais longevos do mundo, mobilizando voluntários para registrar aves em mais de 2.500 locais.

Um destaque do CBC é a coruja-gavião, nossa protagonista da imagem de hoje, conhecida por sua audição extraordinária e habilidade de capturar presas sob a neve. Mais ao sul do continente americano, o Global Big Day é o evento que mobiliza observadores no Brasil: em 2024, foram registradas surpreendentes 1.205 espécies em apenas 24 horas! Entre nossas estrelas está a coruja-orelhuda, com grandes orelhas falsas de penas para assustar predadores.

Das paisagens geladas aos trópicos vibrantes, essas iniciativas provam que a observação de aves é mais que um hobby: é um ato de amor pelo planeta. Vamos participar?