Monte Fuji ao amanhecer, Lago Kawaguchi, Japão

© Twenty47studio/Getty Images

Dia do Monte Fuji - No coração da montanha sagrada

O Monte Fuji domina o horizonte com sua presença lendária. Visto na imagem de hoje, Fujisan, como é chamado no Japão, impressiona com seus mais de 3.700 metros de altura e sua forma quase perfeita, coberta de neve durante cinco meses ao ano.

Com tanta imponência, faz sentido que Fuji tenha sido adorada por séculos como uma montanha sagrada no Japão. No Shintoísmo, ele é a morada de Asama no Okami, a deidade dos vulcões - seus santuários, espalhados pela base e pelas trilhas, são templos de silêncio e introspecção. E, a cada 23 de fevereiro, o Dia do Monte Fuji celebra não só sua grandiosidade, mas a responsabilidade de preservá-lo, pois seus mais de 300 mil visitantes anuais desafiam os limites de sua serenidade.

Do outro lado do mundo, o Brasil guarda um paralelo igualmente poderoso: o Pico da Neblina. Com quase 3.000 metros de altura, é o ponto mais alto do país e sagrado para os Yanomami, que o chamam de Yaripo, "Casa dos Espíritos". Tanto o Fuji quanto o Yaripo transcendem sua imponente presença física, nos desafiando a elevar nosso respeito pela Terra.