Ursos-polares brincando no Ártico

© Ondrej Prosicky/Shutterstock

Um próspero Ano-Novo

Ano novo, vida nova e... tradições surpreendentes! A humanidade celebra essa renovação há milênios, muitas vezes alinhando suas festividades a ciclos naturais como equinócios e fases da lua. Foi só em 153 a.C. que os romanos fixaram 1º de janeiro como início do ano, e hoje o mundo inteiro brinda, faz barulho e inicia promessas (algumas bem ambiciosas) para os próximos meses.

No Brasil, tradições influenciadas pelos portugueses se firmaram no século XIX e, atualmente, nosso Réveillon é um show de cores, sabores e simbolismos. Vestir branco atrai paz, rosa traz amor, guardar sementes de romã na carteira promete prosperidade e comer 12 uvas, uma para cada mês, garante sorte e abundância.

E os ursos-polares da imagem de hoje? Eles inspiram o “polar bear plunge”, ou mergulho do urso-polar. Em alguns países nórdicos, começar o ano mergulhando em águas congelantes é um ritual que mistura desafio, diversão e caridade. Seja encarando o gelo ou pulando ondas tropicais, o importante é começar o ano com otimismo, coragem e um toque de aventura. Qual é a sua tradição na virada?