Heri es-Swani em Mequinez, Marrocos

© Calin Stan/Shutterstock

Arcos de uma era passada

A imagem de hoje nos leva à cidade de Mequinez, no coração do Marrocos, onde o passado se faz presente. No século XVII, o sultão Ismail Ibn Sharif ergueu um império e, com ele, a intrigante Heri es-Swani. Embora pareça uma fortaleza, a estrutura revela-se, de perto, um gigantesco estábulo e armazém de grãos que alimentava a população e o exército da cidade.

Com espaço para 12 mil cavalos, seu teto engenhoso permitia que mulas entregassem grãos, que desciam por aberturas no piso. Suas paredes espessas protegiam e resfriavam, utilizando um sistema que enfrentava o calor marroquino com maestria. Além disso, a influência cultural de Mequinez ecoou pelo mundo: como os azulejos geométricos "zelliges", tão presentes em sua antiga arquitetura, que cruzaram oceanos e inspiraram padrões encontrados inclusive no Brasil.

Hoje, Heri es-Swani permanece como um testemunho silencioso, mas eloquente, de um império passado. Cada canto da estrutura traz histórias de inovação, poder e organização logística, convidando os visitantes a explorar como antigos impérios foram construídos, mantidos e, principalmente, alimentados.